A Internacionalização do Programa Capacitar
Programa Capacitar - O maior Programa para o desenvolvimento de Entidades de Representação Empresarial no Mundo
A atuação do Programa Capacitar pelo mundo o tornou o programa de maior sucesso entre parceiros internacionais para o desenvolvimento de Entidades de Representação Empresarial e para o apoio ao desenvolvimento do diálogo público-privado e desenvolvimento econômico local em diversos países.
O Programa Capacitar ganhou uma dimensão internacional no ano de 2004, quando foi contratado através de uma parceria do Governo Alemão (GIZ), a BfZ (Centros de Treinamento e Desenvolvimento Profissional das Associações Empresariais da Baviera), a GFA (Consultoria Alemã), a CTA (Confederação das Associações Econômicas de Moçambique) e a ACB (Associação Comercial da Beira - Moçambique). O projeto visava o desenvolvimento de Associações de Representação Empresarial em várias províncias de Moçambique. O projeto durou de 2004 a 2011.
Entre 2006 e 2010, a União Europeia fez uma parceria com o Programa Capacitar visando o apoio direto ao desenvolvimento empresarial (mais de 400 MPEs), envolvendo várias Entidades de Representação Empresarial, também em Moçambique.
Em 2007, o Programa Capacitar conquistou o primeiro lugar no mundo na categoria de "Programas para o Desenvolvimento de Entidades Empresariais". A premiação, realizada na Câmara Internacional do Comércio (ICC), em Istambul, na Turquia, contou com a participação de mais de 400 projetos de 118 países e colocou o Programa Capacitar no topo da excelência de projetos para Entidades Empresariais de todo mundo.
Entre 2011 e 2013, o Programa Capacitar apoiou o desenvolvimento organizacional da Confederação, Federações, Associações e grandes empresas da rede de produtores de castanhas de caju na África, sendo considerada uma das maiores produtoras do mundo. O programa apoiou o desenvolvimento de toda a rede, desde os pequenos produtores até o beneficiamento pelas grandes empresas internacionais.
Entre 2011 e 2014, o Programa Capacitar apoiou o desenvolvimento organizacional da cadeia produtiva de pequenos produtores em Moçambique, na região central do país. Essa foi uma parceria com a USAID (Cooperação Internacional dos Estados Unidos da América) em parceria com a Consultoria Americana Nathan Consulting.
Em 2012, o Programa Capacitar apoiou na elaboração da metodologia do Programa Empreender Internacional, em parceria com a CACB e o SEBRAE. Foram diversas missões de capacitação em todos os estados do Brasil e em diversos países da América Latina, formando outros consultores e ampliando sua área de atuação.
Entre 2012 e 2013, o Programa Capacitar apoiou o desenvolvimento e profissionalização de produtores da cadeia do mel em Moçambique, um projeto financiado pela SNV (Cooperação Internacional da Holanda), que visava atribuir qualidade aos produtos para serem exportados diretamente para a Holanda.
Entre 2012 e 2013, o Programa Capacitar apoiou o desenvolvimento e profissionalização das Associações de Representação Empresarial em Angola, em uma parceria com o Governo Angolano e a IHK (Câmara do Comércio de Munique - Alemanha), considerada a maior Câmara de Comércio do mundo.
Entre 2013 e 2014, o Programa Capacitar apoiou o desenvolvimento e profissionalização da cadeia de turismo da província de Inhambane, considerado o segundo melhor ponto para mergulho do mundo. O projeto foi financiado pela JICA (Cooperação Internacional do Governo Japonês) e contou com a participação de todas as empresas e associações envolvidas com o desenvolvimento econômico local. O interesse do Governo do Japão foi abrir uma nova rota para o turismo do seu país, o que acabou ocorrendo e atraindo turistas de todo o mundo.
Entre 2013 e 2015, o Programa Capacitar apoiou o desenvolvimento e profissionalização de Associações de Representação da Indústria, Comércio e Serviços de várias províncias em Moçambique, através de uma parceria entre a ACB - Associação Comercial da Beira e a União Europeia (cooperação internacional).
Entre 2014 e 2016, o Banco Mundial buscou a expertise do Programa Capacitar para apoiar no desenvolvimento das MPEs através de um projeto denominado PACDE MESE, atuando na África Austral.
O Programa Capacitar apoiou inúmeras empresas e seus empresários, sendo parceiro das maiores organizações de cooperações internacionais do mundo, de diversos países. Sua atuação sempre atingiu e superou todos os objetivos traçados, tanto que nunca deixou de ser requisitado e aprovado por todos esses organismos.
Não existe no Brasil um programa para desenvolvimento de Entidades Representativas mais reconhecido nacional e internacionalmente, com tantos anos de mercado e inúmeras atuações, com comprovações verídicas de resultados.






QUER SABER MAIS SOBRE A SAÚDE DA SUA ENTIDADE?
Faça o Diagnóstico Organizacional Totalmente Gratuito!


contato@programacapacitar.com.br
+55 (61) 3142-4242